Programa Científico
Dia 30 de agosto de 2021 - Segunda-feira
Curso 1:
Abordagens moleculares para delimitação de espécies
Palestrante: Carolina de Barros Machado da Silva
Ementa: A biodiversidade mundial está constituída por aproximadamente 2 milhões de espécies, porém estimativas atuais indicam que esse número é 5 vezes maior. A causa dessa subestimação reside na plasticidade fenotípica e na presença de diversidade críptica, associados também a diminuição na formação de novos taxonomistas, criando, assim um cenário desastroso para a conservação da biodiversidade. Atualmente, uma abordagem auxiliar eficaz na diagnose do status taxonômico dos organismos é o DNA barcoding e os métodos de delimitação de espécies.
Secção teórica
1. Contextualização histórica no processo de identificação espécies;
2. Por que nomear os organismos?
3. O que é uma espécie? Como surgem as espécies?
4. Taxonomia integrativa.
Secção prática
5. Análises baseadas em distância: DNA barcoding, SPIDER, BIN e ABGD;
6. Análises baseadas em métodos de filogenética coalescente: bPTP e GMYC.
Curso 2:
Aspectos teóricos e práticos em genética de populações
Palestrante: Dra. Rosane Silva dos Santos
Ementa: O curso teórico-prático de genética de populações será um ambiente para o aprendizado e a discussão a respeito das bases teóricas da genética de populações. Durante o curso discutiremos as métricas, os marcadores e as abordagens utilizados em análises populacionais. Os participantes usarão ferramentas de bioinformática e dados de sequência disponibilizados em bancos online para construir uma rede de haplótipos e calcular diversidade de populações de peixes já estudadas.
Curso 3:
Introdução às culturas de células para obtenção de cromossomos mitóticos
Palestrante: Fabilene Paim
Ementa: A técnica de cultura de células tem demonstrado um enorme potencial de aplicação em diversas áreas, entretanto, na citogenética de peixes ainda é pouco explorada, apesar de ser uma excelente alternativa para obter preparações cromossômicas de qualidade. O uso da metodologia de cultura de células possibilita utilizar um pequeno fragmento de tecido para fornecer cromossomos de qualidades, muitas vezes sem a necessidade de sacrifício do organismo, além disso, a metodologia possibilita o estabelecimento de bancos de células vivas disponíveis a qualquer momento e, desta forma, em caso da repetição de metodologias citogenética ou obtenção de dados moleculares não é necessário voltar a campo em busca de novos espécimes. O objetivo deste curso é apresentar as noções básicas de culturas de células em peixes e abordar aspectos teóricos de obtenção de cromossomos mitóticos de culturas células de peixes. Este curso terá duração de uma hora.
Número total de vagas: 25.